Conheça a Lifan Motors

Você está em: Home » Conheça a Lifan Motors


Lifan no Brasil

Em outubro de 2012 a LIFAN MOTORS assumiu a operação de sua marca no Brasil, cujos veículos eram até então importados e comercializados por um representante.

Com o estabelecimento da sede da empresa em uma nova estrutura administrativa em Salto, no interior de São Paulo - e com a operação da unidade fabril localizada na cidade de San José, no Uruguai - a empresa passou por completa reestruturação em todos os níveis.

Ela se preparou a partir daquele momento para o lançamento nacional do SUV X60 no primeiro semestre de 2013, e de dois novos produtos - o minitruck FOISON e o sedã compacto 530, que chegaram ao mercado em meados de 2014. O primeiro passo foi dado na unidade fabril localizada no Uruguai, onde a LIFAN MOTORS fez investimentos de U$ 55 milhões para adequá-la às necessidades estabelecidas pelas metas da empresa e pelas regras exigidas pelas leis brasileiras e do Uruguai.

Além da completa reformulação da linha existente, novos sistemas de controle para garantir a qualidade da montagem e dos produtos foram implantados, além dos ajustes para ampliação da capacidade de produção. A fábrica da LIFAN MOTORS no Uruguai tem hoje capacidade para produzir até 20 mil unidades em dois turnos de trabalho e abastece os mercados do Brasil, Uruguai, Argentina e Venezuela.

O lançamento do LIFAN X60, em maio de 2013, marcou decisivamente o início da mudança da imagem da empresa, o que foi amplamente reconhecido pela imprensa brasileira e refletiu-se rapidamente no sucesso das vendas do SUV X60. Isso impulsionou a ampliação da rede de concessionárias da marca em todo o Brasil e os novos lançamentos permitem à empresa projetar que até o final de 2014 estejam operando cerca de 80 concessionárias nas principais cidades do País.

A inauguraçã do Centro de Distribuição de Peças da LIFAN MOTORS, em novembro de 2013, localizado junto à sede da empresa, permitiu que a área de pós-vendas, vital para o sucesso da marca no Brasil, pudesse estabelecer e alcançar o nível de 92% de atendimento de peças e serviços, o que reflete a satisfação dos clientes da LIFAN MOTORS e a percepção da imprensa sobre a marca.

O lançamento do primeiro veículo comercial da LIFAN, o minitruck FOISON, que aconteceu em julho de 2014, e o lançamento do 530 em setembro do mesmo ano, estabelecem mais dois passos dados pela LIFAN MOTORS no Brasil para construir sua base sólida, o que lhe permite enxergar longe e estabelecer suas metas para um duradouro e promissor caminho no Brasil, sem dúvida hoje um dos mercados mais competitivos do mundo e com maior potencial de crescimento.


Operação no Brasil

No plano de globalização da LIFAN MOTORS, o mercado brasileiro é prioridade. Por isso, na região a LIFAN atua prioritariamente em duas frentes: a fábrica no Uruguai e a sede da empresa na cidade de Salto, no interior de São Paulo, onde está também o Centro de Distribuição de Peças.

A localização estratégica no centro do maior complexo rodoviário do maior estado brasileiro facilita à LIFAN MOTORS do Brasil oferecer uma completa estrutura de apoio para o desenvolvimento das atividades da marca, desde o desenvolvimento de fornecedores até os serviços pós-vendas aos consumidores em toda a região.

Esta estrutura conta não apenas com todos os recursos materiais e de equipamentos necessários, mas principalmente com a inteligência para operar positivamente estes recursos e alcançar com eficiência os resultados estabelecidos pelo corpo dirigente da LIFAN MOTORS.

A começar pela equipe de engenharia, que atua sempre na vanguarda do processo, desenvolvendo soluções próprias ou com fornecedores para o permanente processo de nacionalização dos veículos da marca no Brasil. Na mesma linha, o corpo de engenharia do Brasil trabalha junto à engenharia da equipe chinesa para aplicar nos veículos LIFAN para o mercado brasileiro as soluções mais adequadas às necessidades dos consumidores deste país.

No centro de todas as decisões da LIFAN MOTORS para o mercado brasileiro está a inteligência estratégica, área da empresa que atua fortemente em pesquisa e no acompanhamento de tudo o que ocorre no mercado brasileiro. O objetivo deste time, formado por profissionais brasileiros com diferentes formações e experiências, é municiar o grupo decisor da empresa na China e no Brasil com informações precisas e completas para que as decisões sobre todos os assuntos sejam tomadas na direção e no tempo corretos em relação ao que o mercado espera da marca LIFAN e alinhadas com os objetivos globais da companhia.

O grande e permanente desafio da LIFAN MOTORS no Brasil é estabelecer o melhor padrão de atendimento à sua rede de concessionárias e, consequentemente, aos consumidores de seus produtos. Esse objetivo está dentro da política global da empresa, que tem como uma de suas metas tornar o Brasil uma referência mundial na distribuição de peças e veículos da marca. Por isso os investimentos e aprimoramentos não param nunca e o processo logístico de distribuição de peças, desde o pedido na China, ou aos fornecedores locais até a entrega na concessionária e indo além, verificando se o cliente ficou satisfeito com o atendimento ou o serviço prestado, tudo é completamente controlado on-line através das mais modernas ferramentas disponíveis ao segmento automotivo. LIFAN. Uma marca que olha para o futuro e respeita seu consumidor no presente.


A Lifan

A Lifan Holding é um conglomerado de empresas fabricantes de motores para uso geral, motocicletas e automóveis, além de companhias de investimentos nos segmentos financeiro e imobiliário. A LIFAN tem mais de 16 mil funcionários e foi eleita pela 11° vez em 2016 uma das 500 maiores empresas da China.

Com sede em Chongqing, uma das maiores províncias da China bem no centro do País, a LIFAN é a primeira empresa financeira privada daquela província e também a primeira empresa privada fabricante de veículos de passeio que abriu seu capital no mercado de capitais chinês.

Sua vocação para a pesquisa e o desenvolvimento científico a tornaram uma das empresas que melhor representam a força da moderna economia chinesa. Este trabalho de pesquisa tornou a Lifan também uma das maiores detentoras de patentes industriais da China e também a maior empresa exportadora da província.


Linha do tempo


1992 - Inícios de suas atividades

1994 - Surge o primeiro motor de motocicleta Lifan

1998 - A Lifan iniciou operações internacionais de exportação

2000 - O futebol surge na vida da Lifan

2001 - As motocicletas Lifan ganham destaque na Ásia

2003 - A Lifan começa a exportar para a Europa

2006 - Apenas em 2006, surge o primeiro carro Lifan

2010 - O ano é marcado pela abertura de capital da Lifan, com ações na Bolsa de Shangai

2011 - Surge o SUV global da Lifan, o X60

2012 - A Lifan estabelece uma subsidiária no Brasil

2013 - O braço financeiro da Lifan é criado

2014 - A empresa decide estabelecer uma nova fábrica de automóveis na Rússia

2015 - A estratégia I-Blue para veículos elétricos é apresentada


Cultura empresarial

Assim como uma pessoa, a empresa deve sempre representar um espírito formado pelas pessoas que fazem o dia-a-dia da corporação. E sua cultura é formada pela experiência dessas pessoas que, juntas, levam a empresa adiante.

Baseado nessa experiência, a LIFAN estabeleceu várias bases e ideias que são lembradas constantemente:

1 - Ser parte da LIFAN é fazer sempre com dedicação;
2 - Líderes generosos e funcionários dedicados fazem uma LIFAN promissora;
3 - Existem três maneiras de se obter lucratividade: monopolizando, especulando e Inovando; a LIFAN fica com a terceira
4 - Na LIFAN se busca sempre e incansavelmente o desenvolvimento;
5 - Sem variedade não há perspectiva de lucratividade; sem qualidade não há perspectiva alguma;
6 - Quem ganha dinheiro na China é um vencedor no mercado; quem ganha dinheiro no exterior é um herói nacional;
7 - O esforço que você não fez hoje, terá que ser feito amanhã;
8 - Trabalhar com integridade, recompensar clientes com generosidade;

Respeitar os clientes como respeitamos nosso país.

Nos seus 25 anos de atuação, a LIFAN estabeleceu seis bases de produção de automóveis e motocicletas na China, com uma rede de distribuição espalhada por todo o país. Com sua estratégia de negócios baseada na inovação científica, no controle de qualidade e na responsabilidade social, de uma pequena empresa desconhecida em 1992, a LIFAN transformou-se em um grupo empresarial que conquistou grande reconhecimento nacional e internacional, como uma marca de grande valor.

Reconhecida e elogiada por vários setores da sociedade chinesa, a Lifan coleciona importantes premiações: “Centro de Pesquisa & Desenvolvimento de Nível Nacional”, “Nation Card”, “Marca de Exportação”, “Companhia Chinesa de Melhor Crédito”, “Companhia de Qualidade Avançada Nacional” e “Empresa de Inovação Científica e Tecnológica”.

Um dos maiores reconhecimentos que a LIFAN recebeu foi do Departamento de Comércio da China, o que levou a empresa a constar no Ranking Forbes da China como uma das 500 marcas mais valiosas do País, além de obter o reconhecimento pelo Instituto de Pesquisa de Valor Comercial da IBM como uma das 60 empresas chinesas capazes de alcançar a internacionalização.

Além da empresa, seu líder, Yin Mingshan, presidente do grupo LIFAN, recebeu muitos títulos honoríficos, entre eles se destacam “Contribuição Pela Revitalização de Chongqing”, “Excelência para o Gerenciamento de Qualidade Nacional”, “Empresa Privada de Excelência no Cuidado com Funcionários”, “Elite da Indústria Automotiva Chinesa”, “Prêmio de Caridade da China”, “Pioneirismo e Excelência em Chongqing pelos 60 anos de Aniversário da Fundação da Nova China”, e “Top 10 Personagens de Negócios de Chongqing”.

 

GALERIA DE FOTOS


Compartilhe